desde €168,00
Book Now

Romance na Planície: Tivoli Évora

Created with Sketch. Tivoli Évora
Created with Sketch.

Duração

1 Noite

Created with Sketch.

Tipo de Tour

Tour Específico

Created with Sketch.

Tamanho do grupo

Sem limite

Línguas

___

Descrição

PORTUGAL – ALENTEJO

O Alentejo é uma das maiores regiões do país e foi uma das que melhor se soube afirmar no turismo. Percebeu o potencial que tinha em receber pessoas curiosas e interessadas nas suas tradições e transformou as vilas e aldeias em atrações turísticas. Mas atenção, pois soube também preservar o seu imenso património, adaptando tudo ao mais moderno e ao viajante exigente. No entanto, quem procura o Alentejo como um destino, sabe bem aquilo que quer: paz, liberdade, sossego, ar puro. 

Das gigantescas herdades aos mais castiços turismos rurais a cheirar a novo, pelo caminho há cidades com muita história e motivos de interesse: Marvão, Elvas, Évora, Borba, Monsaraz, Beja, Moura, Mértola, Alcácer do Sal e, no litoral, Sines e Vila Nova de Milfontes. Entre estas há castelos e vilas fortificadas, lagoas, planícies de se perder o fim, campos coloridos, vinhas, animais a pastar, quintas, e muita natureza para explorar. 

O destaque vai para Évora, uma referência incontornável no Alentejo e no país todo, graças ao merecido estatuto de Património da Humanidade classificado pela UNESCO. Dentro das muralhas, o seu património arquitetónico e artístico é impressionante: do romano ao neoclássico, passando pelo gótico e expressões do manuelino, renascentista, barroco. 

Também Elvas carrega um importante estatuto na região. Considerada como Cidade-Museu de Fortificações, visita-se, por exemplo, o Coliseu José Rondão de Almeida, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Museu Militar. 

No Alentejo cabe o país todo: o seu passado histórico tem grande importância no do país; a gastronomia é um dos pontos fortes; as praias são impressionantes; a gente é simples e gosta de receber quem vem por bem. Conhecer a região é conhecer uma grande parte de um Portugal genuíno. 

É tudo tão simples no Alentejo, que é só isso que apetece.

RAZÕES PARA FAZER A MALA

1) SOL E MAR

Comporta, Grândola, Tróia, Melides, Praia Fluvial da Tapada Grande (Mértola), Odemira, Porto Covo, Sines, Santo André, Santiago do Cacém, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.

2) ITINERÁRIOS DE PATRIMÓNIO E CULTURA

Passeios com castelos, fortes, atalaias e vilas fortificadas:

Norte Alentejano – Amieira do Tejo, Nisa, Belver, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Alegrete, Alter do Chão, Cabeço de Vide, Avis, Arronches, Ouguela, Campo Maior e Elvas.

Centro Alentejo – Montemor-o-Novo, Arraiolos, Évora, Evoramonte, Estremoz, Veiros, Borba, Vila Viçosa, Juromenha, Alandroal, Redondo, Terena, Monsaraz, Mourão, Portel e Viana do Alentejo.

Baixo Alentejo – Beja, Alvito (Pousada), Moura, Noudar, Serpa e Mértola.

Litoral Alentejano – Alcácer do Sal (Pousada), Santiago do Cacém, Sines, Pessegueiro e Vila Nova de Milfontes.

No coração do Alentejo: Templo Romano, Sé, Praça do Giraldo (Évora), Paço Ducal e Castelo (Vila Viçosa), Castelo e Pousada de Santa Isabel (Estremoz), Pousada e tapetes (Arraiolos), Castelo, Torre de Menagem, Igreja da Misericórdia e casario (Monsaraz).

Lugares de paixão: Castelo, Sé Catedral, Museu da Tapeçaria, Convento de S. Bernardo e Muralhas (Portalegre), Castelo e casario (Marvão), Judiaria (Castelo de Vide).

Rota do Fresco: pintura mural do património religioso de Portel, Vidigueira, Cuba, Alvito e Viana do Alentejo.

Arqueologia: gravuras rupestres da Gruta do Escoural (Escoural), Cromeleque dos Almendres e Anta Grande do Zambujeiro (Évora), Villa Romana de São Cucufate (Vidigueira), Anta (Pavia), Menir do Outeiro (Outeiro/Monsaraz), ruínas romanas de Pisões (Beja) e de Miróbriga (Miróbriga/Santiago do Cacém) e Castro da Cola (Ourique).

3) NATUREZA E AMBIENTE

Parque de Natureza de Noudar (Barrancos), Zona de Protecção Especial para as aves de Castro Verde, Parque Natural do Vale do Guadiana (Mértola), Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Odemira), Parque Natural da Serra de São Mamede (Portalegre), Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (Santiago do Cacém) e o espelho de água da Albufeira do Alqueva.

4) SAÚDE E BEM ESTAR

Termas de Cabeço de Vide (Fronteira) e Termas da Fadagosa de Nisa (Nisa).

5) GASTRONOMIA E VINHOS

Gaspacho, sarapatel, sopas de cação, bacalhau e de tomate com linguiça, migas, açorda, ensopado de borrego; carne de porco à alentejana; queijos de Nisa, Serpa e Évora; barriga de freira, encharcada, manjar branco, nógados, pastéis de Santa Clara, sericaia ou sericá, sopa doce, tiborna, torrão de ovos, tosquiados, toucinho-do-céu, pinhoadas; azeites e vinhos da rota do Alentejo.

6) COM CRIANÇAS

Parque temático Zoonatura (Almodôvar), Monte Selvagem (Lavre/Montemor-o-Novo), Badoca Park (Santiago do Cacém), Fluviário (Mora), Aldeia da Terra (Arraiolos), Centro der Interpretação do Montado (Portel) e Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros (Fronteira). 

 

ONDE IR – A NÃO PERDER

 

ÉVORA

Com o seu centro histórico classificado Património Mundial pela UNESCO, a cidade conserva um precioso conjunto histórico-arquitetónico onde se destaca o templo romano, a Catedral, a Sé, a Universidade ou as fachadas de antigos palácios. Descanse na Praça do Giraldo ou noutras praças que convidam a sentar, junto a um chafariz ou sob umas arcadas refrescantes. Passe por ruas labirínticas, fontes da Renascença, pátios mouriscos e portais góticos. Ao almoço ou ao jantar, prove a rica cozinha alentejana num dos diversos restaurantes da cidade. A cerca de 13 km. a oeste de Évora, encontra o Recinto Megalítico dos Almendres, considerado o maior conjunto de menires estruturados da península Ibérica e monumento megalítico europeu mais antigo (V milénio A.C.).

 

MONSARAZ, O ESPORÃO E O ALQUEVA

Vila marcada pela cal e pelo xisto, Monsaraz eleva-se entre muralhas sobre um panorama onde se destaca o lençol azul do Alqueva. No património de Monsaraz destacam-se o Castelo e a Torre de Menagem medievais, o edifício dos Antigos Paços da Audiência e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa. Siga viagem em direção à Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz), integrado na Rota dos Vinhos do Alentejo., onde o espera uma visita à adega, lagares e às caves com prova de vinhos. Continue até à Amieira Marina e embarque num cruzeiro pelo Grande Lago até à Barragem do Alqueva.

 

MARVÃO

Próxima com a fronteira de Espanha, situada entre Castelo de Vide e Portalegre, no ponto mais alto da bonita Serra de São Mamede, encontra-se a encantadora Vila de Marvão. O visitante tem a certeza de visitar a própria história, que corre nas ruas estreitas de arquitetura alentejana, heranças góticas, manuelinas e testemunhos medievais de outros tempos. O Castelo e as imponentes muralhas do século XIII são monumentos inesquecíveis da Vila, assim como a Igreja Matriz do século XV e a antiga Igreja de Santa Maria, hoje Museu Municipal. Em Novembro não perca a Feira da Castanha, onde decorre uma grande mostra de produtos locais regionais, artesanato ao vivo, área de venda de enchidos, queijos, licores, doces, animação de rua e, claro, magustos com excelente castanha assada e vinho da região.

PRAIAS DA COSTA VICENTINA

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina localiza-se no litoral sudoeste de Portugal , entre a ribeira da Junqueira em São Torpes e a praia de Burgau, com uma extensão de 110 km.. Na área do Parque encontram-se diversos tipos de paisagens e habitats naturais e semi naturais, tais como arribas e falésias , praias, várias ilhotas e recifes (incluindo a ilha do Pessegueiro ). Não deixe de ir a banhos nestas magníficas praias, onde destacamos S. Torpes (óptima para a prática do surf), Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Odeceixe, Zambujeira do Mar e Arrifana. No início de Agosto, o Festival do Sudoeste na Zambujeira do Mar e, no fim de Julho, o Festival Músicas do Mundo em Sines fazem as delícias dos amantes da música e do mar.

Visulizar mais

DESTAQUES

  • Oferta não acumulável com outras promoções em vigor.
  • Programa sujeito a disponibilidade do hotel.
  • Os preços não se aplicam em épocas festivas consulte-nos).

Incluído / Não Incluído

  • 1 Noite de alojamento em quarto duplo/twin premier com pequeno-almoço;
  • Welcome drink;
  • Espumante e espetada de fruta no quarto;
  • 1 Jantar para 2 pessoas no restaurante do hotel (bebidas não incluídas);
  • Late check-out até às 15h00 (mediante disponibilidade).

Localização

Created with Sketch. Tivoli Évora
Created with Sketch.
desde €168,00

Também pode gostar

Deseja receber as nossas últimas novidades?

Subscreve a nossa newsletter